quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rios do Acre enfrentam as maiores vazantes dos últimos anos


A baixa ocorrência de chuvas tem ocasionado seca. Municípios mais isolados já começam sofrer consequências.

                                         

O relato de ribeirinhos é o mesmo. Os que viajam pelo Juruá alertam que o baixo nível de água é cada vez menor. Segundo a Defesa Civil, o rio está com nível abaixo dos 3 metros, sendo que em alguns locais já é possível inclusive atravessar de uma margem a outra quase caminhando.

Quem navega conta que ao longo do curso do Juruá é comum encontrar bancos de areia, além de muitos balseiros, o que dificulta consideravelmente a navegação até mesmo de pequenas embarcações.

A escassez de água chega até aos belos e famosos igarapés de Cruzeiro do Sul, que já estão praticamente secos. Os banhistas acostumados com o grande volume de água se assustam e advertem pra o futuro. “Fico aqui imaginando como estará o Igarapé Preto daqui uns 20 anos. Temo que seja apenas areia e nada mais. É triste pensar que podemos perder um bem tão valioso como este”, adverte o funcionário público Armando Vieira.

Em Rio Branco a realidade é ainda mais preocupante. O Rio Acre enfrenta a pior seca dos últimos 40 anos. O menor volume já medido foi no ano de 2005, quando chegou ao nível de 1,64 metro. A estimativa nada animadora é que neste ano o nível desça para 1,48 metro.

Pesquisadores apontam os resultados das mudanças climáticas e a degradação da natureza que vem ocorrendo ao longo dos anos. O desmatamento ainda continua sendo apontado como fator determinante.

www.tribunadojurua.com – Dayana Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário