sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Brasileiros presos na Bolívia são alimentados com vísceras de gado

Deputado Walter Prado denunciou diversas condições humilhantes a que são submetidos os presos, relatadas por familiares


Mais uma vez, a questão que envolve maus tratos de brasileiros na Bolívia é alvo de denúncia na Aleac. O deputado Walter Prado (PDT) denunciou o clima de terror, perseguição e tortura  que brasileiros encarcerados no país vizinho são submetidos pelas autoridades bolivianas.

Segundo informações de familiares de dois brasileiros condenados a 30 anos de prisão, por supostas participação no assassinato de um boliviano, estariam sofrendo torturas diárias, num presídio instalado na Vila Buchi, no Departamento de Pando, na Bolívia.

De posse de um documento registrado na 1ª Delegacia Regional, por Manoel Araújo Ferreira, avô de Elvio Carvalho Ferreira e Kenedy Carvalho Ferreira, o deputado afirmou que os casos de maus tratos e assassinatos de brasileiros, se multiplicam em território boliviano.

Walter Prado pediu que fosse organizada uma comissão de deputados, para averiguar a situação do presídio da Vila Buchi. Ainda segundo denúncia de familiares, os presos brasileiros estariam sendo alimentados com vísceras de gado, numa situação totalmente desumana.

“A situação em que vivem os brasileiros na Bolívia é absurda. Agricultores são extorquidos, famílias inteiras expulsas de suas propriedades e agora, mais uma situação degradante e desumana. É um caso muito grave que merece uma atenção especial.

Tratamos e acolhemos nossos vizinhos de forma serena. Não é justo que os cidadãos brasileiros sejam humilhados e desrespeitados de forma acintosa, como está acontecendo desde que o presidente Evo Morales chegou ao poder”, protestou Prado.

De acordo com o parlamentar, uma comissão de deputados será organizada sem gastos para o Estado para apurar as denúncias. Após a visita dos parlamentares, um relatório será encaminhado aos representantes acreanos na Câmara Federal e Senado.

“Vamos fazer uma averiguação dos procedimentos adotados no presídio em Vila Buchi, depois faremos o encaminhamento a bancada federal e senadores em Brasília para levar ao conhecimento do Itamaraty os crimes contra os direitos humanos, que estariam sofrendo brasileiros na Bolívia”, adianta.


Fonte: a gazete.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário