segunda-feira, 24 de maio de 2010

Governo lança PROACRE na comunidade do Perseverança em Tarauacá



Governador chega à comunidade Perseverança

O governador Binho Marques visitou a comunidade do Perseverança localizada no seringal São Francisco no baixo rio Tarauacá, área que antes pertencia ao Estado do Amazonas, para o lançamento do PROACRE e assinar convênios com a comunidade na área de transporte educação,saúde e produção.

A comunidade inteira se reuniu para receber o governador que chegou ao local por volta das 10 noras da manhã acompanhado do vice-governador César Messias, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edivaldo Magalhães e do líder do governo, deputado Moisés Diniz, ambos do PCdoB, do deputado Valter Prado (PDT), dos deputados federais Gladson Cameli e Perpétua Almeida, além do secretário de Agricultura e Produção Familiar, Nilson Cosson e do diretor de Ensino Joseni Calixto.

O evento contou também com a presença do prefeito Vando Torquato, dos vereadores Ezi Aragão (PT) e Manoel Monteiro (PCdoB) e militantes de partidários.

O primeiro convênio assinado pelo governador foi com os Conselhos escolares das escolas rurais do município, Manoel Teixeira, Maria Rita dos Santos e Eduardo dos Santos, no valor de R$ 1,8 milhão para reformas, melhoria, aquisição de equipamentos e material didático. Na área de produção 1,38 milhão para assistência técnica, incentivo à agricultura, atividade pesqueira e transporte.
Francisco Morais, Presidente de Conselho Escolar

Convênio com Conselhos Escolares

Na área da saúde, governo e prefeitura assinaram termo de adesão para consecução do PSF móvel, programa saúde da família, cujo objeto é a união de esforços para a implantação de duas equipes para garantir o atendimento básico de saúde nas comunidades ribeirinhas no âmbito do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre - PROACRE.


O deputado Edivaldo Magalhães ressalta que os três eixos fundamentais para desenvolver uma comunidade foram compactuados com o governo.

Edivaldo Magalhães

O prefeito Vando Torquato assegura que a partir dessa parceria com o Estado surge a oportunidade de levar os investimentos para os moradores.

Prefeito e governador: Firme parceria


Moiséis Diniz

O líder do governo na assembléia, deputado Moisés Diniz, avalia que esse foi um dos maiores atos do governo durante o seu mandato.


A secretária Municipal de Saúde Socorro Góes, destaca que a parceria com o governo do Estado permite o fortalecimento das ações que já vinham sendo desenvolvidas.

Perpétua Almeisa

A deputada Perpétua Almeida, destaca que o Acre recebe a comunidade de braços abertos com garantia de promover o desenvovimento.

Francisco Aurino. Pres. da Assoc. de moradores

O presidente da associação de moradores, Francisco Aurino diz que acredita nos governos espera que a partir de agora a situação seja outra.

 Governador

O governador Binho Marques começa sua fala dizendo que o seu governo não cria expectativas falsas e que seria muito fácil ir até à comunidade e prometer aquilo que não poderia cumprir. "O governador daqui a pouco vai embora, mas o governo fica nas ações compactuada neste dia", assegura o governador.
  
 Nilton Cosson, Secretário da SEAPROF

O secretário de Produção, Nilton Cosson, anunciou a entrega de barcos para escoamento da produção e o fortalecimento da atividade pesqueira da comunidade através do Intercâmbio para acompanhamento das atividades de plantio e criação de animais.

Os atendimentos de saúde às comunidades ribeirinhas acontecem simultaneamente nos rios Tarauacá e Murú através da parceria entre prefeitura de Tarauacá e o programa saúde da família, uma estratégia inovadora do governo do estado que só nesta etapa já totalizam quase 10 mil atendimentos, além dos Serviços de documentação, certidão de nascimento, identidade, CPF carteira de trabalho, etc.

 Médica do PSF

 Atendimento de vacinação


No rio Tarauacá o atendimento começa na comunidade do perseverança e se estende até o seringal Alagoas, divisa com o município de Jordão. No rio Murú, do Itamarati até o Seringal Belém.

Porto da comunidade  Pólo Perseverança

Os investimentos diretos e indiretos que serão implementados pelo governo do Estado na região do município de Tarauacá no correr de 2010, ultrapassam a casa dos 5,88 milhão de reais.

Ao final, a comunidade é batizada de Pólo Perseverança

À direita do governador, a matriarca da comunidade, a senhora Francisca Aurino de 85 anos.

 Elizeu Sombra, coordenador de imunização da SMS


 Dona Francisca desce as escadas da casa para cumprimentar as autoridades

 Hasteamento dos Pavilhões ao som do Hino Nacional

Pavilões Nacional, Estadual e Municipal


Nenhum comentário:

Postar um comentário