quarta-feira, 14 de abril de 2010

II Jogos da Celebração Indígena acontece em junho

Provas de natação serão realizadas no Rio Moa, na aldeia Puyanawa (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


A realização da segunda edição dos Jogos da Celebração Indígena já está assegurada. O projeto enviado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), ao Ministério do Esporte foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. De acordo com o secretário da Setul, Cassiano Marques, depois da aprovação do projeto o governo inicia a fase de captação de patrocinadores. As empresas interessadas podem deduzir até seis por cento do imposto.

O encontro entre as etnias acreanas acontece na aldeia Puyanawa, em Mâncio Lima, no mês de junho, entre os dias 19 e 25. As competições devem reunir 30 representantes de cada povo indígena. A estrutura montada durante a primeira edição dos Jogos da Celebração será readequada para as disputas.

O objetivo é incentivar a prática esportiva entre a população indígena, sem perder a identidade nas aldeias. A natação será realizada no rio Moa e a canoagem também. Os jogos incluem ainda corrida rústica e de curta duração, cabo de guerra e lançamento de arco e flecha.

Além das atividades esportivas, a comunidade indígena irá participar do VI Encontro de Cultura Indígena, momento no qual eles poderão debater sobre a necessidade do resgate e manutenção da cultura e dos costumes, sobre a qualidade de vida e demandas das populações.

Por Viviane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário