terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ayahuasca Uso religioso da Ayahuasca é reconhecido nacionalmente

Parecer é do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), com respaldo da Chefia do Gabinete de Segurança Institucional, destacou o jornalista Altino Machado em seu blog. Perpétua iniciou no ano passado uma intermediação junto à Anvisa (foto) por entendimento entre autoridades sanitárias e entidades que utilizam o chá para fins religiosos.


Perpétua com representantes das entidades religiosas do Acre com o diretor da Anvisa: busca por entendimentos

O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que já havia reconhecido a legitimidade do uso religioso da ayahuasca, em maio de 2004, aprovou na sexta-feira, 23, "princípios deontológicos" também para uso religioso da bebida, mais conhecida no país como daime ou vegetal.


A resolução que dispõe sobre a observância, pelos órgãos da administração pública, das decisões do Conad, sobre normas e procedimentos compatíveis com o uso religioso da ayahuasca e dos "princípios deontológicos", foi encaminhada pelo general Jorge Armando Félix, do Gabinete de Segurança Institucional, e publicada na edição de desta terça-feira, 26, do Diário Oficial da União

Anvisa

"As entidades e centros religiosos que têm ritual próprio, tanto na preparação, armazenamento e transporte do chá, demonstram interesse em construir entendimento junto às autoridades sanitárias. A Anvisa pode auxiliar considerando as pecularidades de cada uma e construindo um canal de conversação com as mesmas.", afirmou Perpétua Almeida, durante reunião com o diretor da Anvisa, no ano passado, Agnelo Queiroz, que responde pela diretoria de vigilância do órgão. Ele deixou claro que todas as decisões a serem tomadas pelo órgão serão subsidiadas pelo entendimento com as entidades religiosas.

Fonte: Blog do Altino

Nenhum comentário:

Postar um comentário