quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

TARAUACÁ: PESCA IRREGULAR AVANÇA SEM FISCALIZAÇÃO

13/01/2010


MAPARÁ

ESTAMOS NO PERÍODO DE DEFESO, ÉPOCA EM QUE A PESCA É PROIBIDA POR LEI, PARA GARANTIR A REPRODUÇÃO DAS ESPECIES E NÃO HAJA UM DESEQUILIBRIO NA NATUREZA, POIS OS PEIXES FICAM MAIS SUSCETIVEIS A SEREM PEGOS.

NESTA ÉPOCA ESTÁ PROIBIDA A CAPTURA DAS ESPECIES DE PIRAPITINGA, PIRAPIBA, ARUANÂ, CAPARARI, MAPARÁ, SARDINHA, MATRIXÃ E PACU. ALGUMAS DESSAS ESPECIES NÃO FALTA NA PEDRA DO MERCADO. O MAPARÁ ESTÁ EM ALTA.

PARA TANTO, AINDA MUITOS INSISTEM EM INFRINGIR A LEI E CONTINUAM PRATICANDO A PESCA IRREGULAR, NÃO RESPEITANDO A ÉPOCA DA DESOVA.

NO MUNICÍPIO O CRIME AMBIENTAL PODE SER COMPROVADO, QUANDO SE PERCEBE QUE A MAORIA DO PESCADO VENDIDO NO MERCADO MEUNICIPAL OU AMBULANTE ESTÁ OVADO. OU SEJA, O PEIXE ESTAVA PRONTO PARA SE REPRODUZIR.

PROCURAMOS O GERENTE DO IMAC LOCAL PARA COMENTAR O ASSUNTO, MAIS O MESMO NÃO SE ENCONTRAVA NA CIDADE, UMA VEZ QUE DIVIDE AS ATIVIDADES ENTRE OS MUNICÍPIOS DE TARAUACÁ E FEIJÓ.

O PERÍODO DA PIRACEMA É ENTRE OUTUBRO E MARÇO, QUANDO OS PEIXES NADAM CONTRA A CORRENTEZA PARA A DESOVA E REPRODUÇÃO.

TAL EVENTO É FUNDAMENTAL PARA A PRESERVAÇÃO DA ABUNDÂNCIA DE PEIXES NAS ÁGUAS DE RIOS E LAGOAS. NESTE PERÍODO A PROIBIÇÃO DA PESCA SE DAR A FIM DE EVITAR-SE A CAPTURA DE FÊMEAS FECUNDADAS DE MODO A PRESERVAR A ESPÉCIE.

IVO ROBERTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário