quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Projeto Poronga forma mais 81 alunos em Tarauacá

Foi realizada terça feira, às 19 horas, no auditório da escola de ensino médio, a formatura dos  jovens e adultos do Projeto Poronga. O evento contou com a presença de representantes do governador do Estado, da Secretaria de Educação e da Fundação Roberto Marinho e poder´público municipal.

Todos os  alunos que concluíram o ensino médio são de escolas de Tarauacá . Desde sua implementação (2002) até o momento, o programa já formou 24.927 alunos, além de 1.500 professores pela metodologia do Telecurso em todo o Estado. A ação possibilita a corrida na busca de novos desafios, além da realização do sonho de cursar uma universidade e conseguir um bom emprego.

O Poronga foi adotado como política pública de ensino pelo governo do Acre com o objetivo de diminuir os altos índices de defasagem idade-série no Estado. O nome dado ao programa remete à lamparina usada pelos seringueiros que, colocada na cabeça, deixa as mãos livres e serve para iluminar o seringal. O projeto está presente em 17 dos 22 municípios do Estado.

A adoção do programa possibilitou um aumento do número de alunos que concluem os estudos, redução da idade com que os estudantes terminam o ensino fundamental e crescimento da demanda por mais vagas no ensino médio, além da correção do fluxo escolar. 

A secretaria estadual da Educação, que tem várias políticas educacionais de valorização de alunos e professores, reconhece a importância do programa Poronga para alcançar os excelentes resultados alcançados nas avaliações nacionais. Segundo dados do Ideb, os alunos do Acre, do 6º ao 9º ano, estão em 4º lugar no Brasil. Era o último há 12 anos, como afirma Lígia Carvalho, que representou o secretário de estado de educação Daniel Zen educação.

Sonora: Lígia Carvalho

O Telecurso é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. O programa utiliza uma metodologia de ensino apropriada à aceleração escolar e reconhecida pelo MEC.

Ivo Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário