segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Candidatos às Eleições 2012 devem se filiar até o dia 7


Termina no dia 7 de outubro o prazo para a filiação de todos aqueles que pretendem se candidatar a cargo eletivo nas Eleições 2012. A determinação está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997 – artigo 9º) e também no calendário eleitoral já aprovado e publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, atualmente existem 13.880.058 eleitores filiados em todo o Brasil e, portanto, aptos a se candidatar. Existem ainda 27 partidos políticos devidamente registrados na Justiça Eleitoral e que podem receber a filiação do candidato.

O dia 7 de outubro também é o prazo final para que o Congresso Nacional aprove qualquer alteração no processo eleitoral. A condição está prevista no artigo 16 da Constituição Federal, segundo o qual, "a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência".

Por causa desta norma constitucional, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) não se aplicaria às Eleições 2010, pois foi aprovada quatro meses antes do pleito.

Eleições 2012
Nas eleições de 2012 serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.569 municípios brasileiros. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro de 2012 e o segundo turno, caso haja necessidade, no dia 28 de outubro.

Para acessar o calendário eleitoral na íntegra, visite o site do TRE-AC  no endereço www.tre-ac.gov.br.  O calendário apresenta as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário