quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Comunidade do Caucho faz abertura do 6º Encontro de Cultura


 Cacique, Nasso Kaxinawa

A comunidade Indígena do Caucho - rio Murú, distante da cidade 01:00h de barco, comemora o 6º Encontro de Cultura da Aldeia. A abertura aconteceu nesta quinta feira, 11, com a presença da prefeita Marilete Vitorino, do superintendente da Caixa no Acre, Aurélio Cruz, dos gerentes da Caixa local, Marcelo Figueiredo e Victoran Costa.
 
Os convidados foram recebidos pela comunidade com um ritual de danças e levados até o cupichau, espaço onde acontecem as atividades culturais do evento.  A prefeita e demais visitantes, participaram da tradicional dança Hôhôika.

Em sua fala, a prefeita Marilete confirmou de maneira categórica, a continuidade do trabalho conjunto que pretende desenvolver com a comunidade, propondo-se a contribuir com a melhoria da qualidade de vida daquela população, a partir da implementação de políticas de saúde, educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

O encontro foi prestigiado também pelo líder da terra indígena do 27, Manoel Gomes Kaxinawa, que fez uma breve explanação sobre as parcerias com a prefeitura de Tarauacá e avaliou como positivo os resultados.

A festividade é programada sempre para acontecer durante três dias, contando com um período da noite. De acordo com o Cacique Nasso Kaxinawa, o encontro serve para relembrar as lutas e as conquistas da comunidade na busca pela sua verdadeira identidade.

O Cacique declarou ainda que durante a festa no período do dia, acontecem muitos rituais distintos, entre eles as danças, com temas que abordam sobre educação, saúde, meio ambiente, cultura, etc. Já pela parte da noite, os trabalhos de pajelança com o objetivo específico de cura e magia.

Após participar de algumas atividades, a prefeita Marilete se reuniu com as lideranças indígenas femininas para discutir políticas de melhorias da qualidade de vida das mulheres daquela comunidade.

 Marcelo Figueirêdo, G. Geral da Caixa, Aurélio Cruz, Superintendente, prefeita Marilete e Victoran Costa, gerente.

 
 Cupichau

Barracas de Artesanato
Darshan (nome espiritual)

Estudante de Astrologia do Instituto Monitor, em São Paulo, Darshan é também escritor. Segundo ele, seu primeiro trabalho é o livro: "Caminho da Luz Verdadeira e do Auto Conhecimento". Ele está de férias e retorna à São Paulo próximo dia 26 de agosto.

Ivo Roberto


Nenhum comentário:

Postar um comentário