terça-feira, 9 de março de 2010

A volta do vinil


Reportagem Especial

09/03/2010

Quem vende CD, seja numa loja segmentada para colecionadores, seja numa magazine âncora de shopping center, sentiu nos últimos anos o mesmo impacto da mistura explosiva de pirataria com música digital. A queda nas vendas é exponencial, mas são justamente estes dois modelos de negócio localizados em extremos opostos que estão conseguindo se sustentar, mesmo que a duras penas.

Getúlio Costa, proprietário da loja Boca do Disco, afirma que a receita para fazer a sua tradicional loja - referência no centro de Porto Alegre há 23 anos - sobreviver nestes tempos difíceis é não tentar competir com as grandes magazines.


- Se você está numa linha muito comercial, não tem como competir com os grandes. Hoje, para sobreviver, é preciso estar segmentado. Tem que ter coisas diferenciadas e exclusivas - ensina o comerciante.

A Boca do Disco continua focando em colecionadores de disco, de vinil ou de CD. Segundo o proprietário, o seu público não é tão afetado pela música digital, já que a intenção do colecionador é ter a peça na estante de casa. Para isso, paga até R$ 10 mil por um vinil de Roberto Carlos, por exemplo, e continua procurando CD importados.


- É uma questão de escala. Hoje você precisa ter alto giro. O sebo dá a você uma margem de 100% ou 200%. Vende menos, mas tem um ganho maior - explica Vilson Noer, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.

Getúlio Costa se diz o pioneiro numa tendência que agora começa a tomar também as grandes lojas: a volta do disco de vinil. Não apenas os antigos, mas também lançamentos. A explicação parece ser uma só: na medida em que o CD foi substituído por uma mídia ainda mais prática e compacta que ele para ouvir no dia-a-dia - o MP3 - , o fã de música passa a buscar no vinil a peça para guardar em casa, com fotos grandes e melhor qualidade de som. O CD agora não é nem o mais prático, nem o mais bonito.

- O vinil é procurado por uma minoria, mas é crescente. O CD vende mais, mas está caindo - afirma o comerciante.

O mesmo sintoma é verificado na outra ponta do segmento, a Livraria Cultura, uma grande rede nacional de lojas de livros e discos. A loja recentemente inaugurou uma seção de vinil - com lançamentos, como o mais novo álbum da banda britânica Radiohead - , e os resultados são surpreendentes. As vendas do bolachão representam menos de 1% do total das lojas, mas cresceram 400% em relação a 2007.

Fabio Herz, diretor comercial da rede de lojas, explica que incluir o vinil foi uma forma de consolidar a política que a empresa já tem com o CD: o de investir em produtos importados e diferenciados. Coisa comum não entra.

- Os best-seller são cada vez menos importantes para nós. Claro que sempre vamos ter o novo da Madonna, mas a participação dos lançamentos nas vendas é pequena - afirma Herz, que, mesmo assim, sabe que o negócio tem vida curta: - Se vendêssemos só CD, ficaria muito difícil. Acho que o CD em 10 anos vai estar fora do mercado.

Fonte: Zero Hora

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