Prédio da Delegacia Geral de Polícia de Tarauacá
Delegado Gilvan Lacerda
0402/2010
A Secretaria de Estado de Polícia Civil vai investir quase R$ 600.000,00 (seiscentos mil) na reestruração e adequação do prédio da Delegacia Geral de Policia de Tarauacá.
A obra teve início esta semana e a Empresa responsável pela execução dos serviços, tem quatro meses para concluí-los, mas garante que a reforma será entregue dentro de no máximo, noventa dias.
A reforma se faz necessária após se constatar que o ambiente era insalubre, fora de condições dignas de funcionalidade e distante dos padrões de trabalho da Polícia Judiciária.
De acordo com o delegado Gilvan Lacerda, o prédio não atendia às necessidades de trabalho da Polícia Civil. A partir das adequações a instituição vai obter melhores resultados no desempenho de seu papel junto a sociedade.
Das nove selas existentes, vão restarem apenas quatro para os presos de ocorrência de crime de menor potencial. Até mesmo os presos em regime semi-abertos, terão que dormir na penitenciária. "Isso porque, não é função nossa, de competência da delegacia guardar presidiários", explica o delegado Gilvan.
Os presos que estavam detidos na delegacia, foram mandados para a penitenciária local. As mulheres prisioneiras foram transferidas para a penitenciária de Cruzeiro do Sul, uma vez que o presídio daquele município oferece condições adequadas para receber as prisioneiras.
As péssimas condições de funcionamento da Delegacia de Polícia de Tarauacá já haviam sido denunciadas várias vezes pelo Ministério Público e pelo o então juiz da comarca, Romário Divino Faria, que inclusive chegou a pedir relatório circunstanciado e encaminhá-lo às autoridades competentes para tomar as devidas providências.
Ivo Roberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário